Um divórcio ou separação pedem uma boa superação.
Quando a separação ou o divórcio é a solução que fortalece e beneficia a todos, quando qualquer outra solução enfraquece, adoece, bloqueia o fluxo da vida e o seguir adiante , então há que aceitar.
Aceitar desde o adulto implica aceitar an auto responsabilidade que nos corresponde, implica deixar de perseguir culpados, implica abertura a negociar. Implica aceitar o nosso estado de ânimo, os nossos limites e oportunidades.
A vida pede abertura de um caminho novo a atravessar. E muitas vezes não há clareza sobre o novo caminho. Há muitas dúvidas. Desnorteio. Um caminho com despedidas, com diferentes pontos de vista e crenças, conflitos.
Um caminho novo vai precisar de muito crescimento, de hábitos diferentes, de objetivos e prioridades diferentes. De compreensão do próprio e do outro. De flexibilidade.
Pede um olhar atento e respeitoso para as necessidades dos filhos como seres autónomos e diferentes de nós.
Um caminho novo vai precisar de diferenciar a conjugalidade da parentalidade. Implica dar um lugar a cada um. Com responsabilidades diferentes.
Os conflitos que mais nos ensinam são os mais importantes.
Nídia Costa
Aspirante a formadora homologada de Insconsfa, Instituto de Constelações familiares Brigitte Champetier de Ribes.
Pertence à equipa de consteladores de Insconsfa – Instituto de constelações familiares Brigitte Champetier de Ribes, Madrid.



Deixe um comentário